Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea
 Gray, 1840
Família: Furnariidae
 Gray, 1840
Subfamília: Furnariinae
 Gray, 1840
Espécie: C. espinhacensis

Nome Científico

Cinclodes espinhacensis
Freitas, Chaves, Costa, Santos & Rodrigues, 2012

Nome em Inglês

Cipo Cinclodes


Fotos Sons

Pedreiro-do-espinhaço

O pedreiro-do-espinhaço é uma ave da ordem passeriformes, terrícola e campestre, da família Furnariidae. É uma espécie recentemente separada do pedreiro Cinclodes pabst.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kinklos = pássaro da beira-mar (usado no sentido de um Alvéola); e _oidës = semelhante, aquele que parece com; e de espinhacensis = topônimo referente a região da Serra do Espinhaço em Minas Gerais, Brasil. ⇒ (Ave) da Serra do Espinhaço semelhante a um pássaro da beira mar ou (ave) da Serra do Espinhaço semelhante a um Alvéola.

Características

O pedreiro-do-espinhaço é um pássaro grande, com cerca de 22 centímetros de comprimento e pesa em média 45,6 gramas. Sua massa corporal é inferior em média a massa do Pedreiro - Cinclodes pabst. Tem a plumagem cor de chocolate, com a parte inferior bege e uma faixa amarelada sobre os olhos, assim como o Pedreiro - Cinclodes pabst das serras dos sul. O pedreiro-do-espinhaço é bastante semelhante na plumagem e na forma ao pedreiro - Cinclodes pabsti, exceto que é muito mais escuro na coloração, particularmente nas partes superiores. A testa, coroa, nuca e auriculares do pedreiro-do-espinhaço apresentam uma coloração com mais marrom escuro e preto, em comparação com oedreiro - Cinclodes pabsti. O manto, escapulários, uropígio, penas supracaudais e o par de penas retrizes centrais são de coloração marrom mais escura do que em um pedreiro - Cinclodes pabst. O peito, flancos, penas das coxas e o crisso são marrom amarelados. As pernas são mais curtas que em um pedreiro - Cinclodes pabst.
As vocalizações diferem significativamente entre as duas espécies (Freitas et al, 2012).

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).

Alimentação

Hábitos alimentares…

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Cinclodes espinhacensis ocorre em campos rupestres, ecossistemas comuns acima de 1300m, que são cobertos por afloramentos rochosos e rodeado por campos abertos geralmente composto de Velloziaceae, Eriocaulaceae e plantas Xyridaceae.

Distribuição Geográfica

O pedreiro-do-espinhaço vive em uma área restrita de 490 quilômetros quadrados, na Serra do Cipó, em Minas Gerais.

Referências

Galeria de Fotos